:: Cobrança e Recuperação de Crédito

Um novo conceito em cobrança e recuperação de crédito está sendo exigido das empresas que atuam no mercado brasileiro. O padrão anterior ignorava o inadimplente, esquecendo-se que ele é a fonte de receita das empresas de cobrança, portanto, seu cliente, tal como as financeiras, bancos, administradoras de cartões, etc, clientes tradicionais. Para atender ao novo paradigma do mercado de crédito, que tem se movimentado no sentido de valorizar seus consumidores em potencial, colocando-se como seus parceiros e orientadores na busca de soluções para a recuperação do crédito, as empresas de cobrança precisam adaptar-se a esta nova realidade do mercado para continuarem competitivas a atraentes para as exigentes e criteriosas empresas do setor.

Objetivo:
Capacitar os participantes a recuperarem créditos, garantindo acordos satisfatórios para as partes envolvidas. Dotar os participantes de técnicas e condições de excelência no desempenho de suas atividades.

Programa:
- OBJETIVOS DA COBRANÇA
 
- CENÁRIOS DA COBRANÇA
    .Como se posicionar perante o mercado atual
    .O movimento dos consumidores
  
- O PAPEL DO CONSULTOR
    .Preparação pessoal
    .Preparação técnica
    .Atitudes e posturas
    .Motivação pessoal

- COMUNICAÇÃO
    .Competência interpessoal
    .Impostação corretada voz
    .Preparação vocal
    .Linguagem (Correta e incorreta)
    .Desenvolvimento de expressividade na fala

- OS CLIENTES
    .Psicodinâmica do inadimplente
    .Os diversos papéis do cliente durante a cobrança (assustado, irado, vítima, sedutor,      negociador, profissional, desconfiado, calado, ocupado,dependente) e como se relacionar      com cada um deles
    .Conhecendo o cliente e conquistando sua confiança
    .Código de defesa do consumidor

- CONTROLE EMOCIONAL
    .O que é
    .Como desenvolver

- NEGOCIAÇÃO
    .Estilo colaborador
    .Preparação
    .Técnicas de negociação
    .Atitudes e posturas durante um processo de negociação
    .Perguntas abertas e perguntas fechadas
    .Identificando as objeções
    .Lidando com as objeções
    .Conduzido e liderando o contato

- OBJEÇÕES PARA NÃO PAGAMENTO
    .Objeções mais freqüentes e como abordá-las

- O QUE FACILITA OU DIFICULTA UM CONTATO EFICAZ

- ESTRUTURANDO A LIGAÇÃO PARA O CLIENTE
    .Roteiro
    .Preparação estratégica
    .Abordagem
    .Fundamentação argumentação
    .Tratamento das objeções/negociação da solução
    .Fechamento

- TÉCNICAS DE AUTOMOTIVAÇÃO

Carga Horária:
24 horas ou, dependendo da experiência dos participantes ou da necessidade da empresa, a carga horária poderá ser reduzida para até 12 horas.

Horário: 18:45 às 21:45

Metodologia:
Aulas participativas, dinâmicas de grupo, jogos, exercícios, textos e mensagens ilustrativas, etc.

Recursos utilizados:
Apostilas, flip-chart, retro-projetor ou data show, vídeos e músicas.

Investimento: R$ 65,00 p/hora aula.
Turmas de no máximo 20 alunos para melhor aproveitamento pedagógico.